NO RIO DE JANEIRO, DEFENSORES DE MS PARTICIPARAM DO XIV CONADEP

NO RIO DE JANEIRO, DEFENSORES DE MS PARTICIPARAM DO XIV CONADEP

Começa hoje (12) e vai até sexta-feira (15), na cidade do Rio de Janeiro, o XIV CONGRESSO NACIONAL DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS – CONADEP – “Defensoria Pública: Memórias, Cenários e Desafios”. A solenidade de abertura será realizada no Teatro Riachuelo, às 18h, e na sequência ocorre a palestra magna com participação do sociólogo português e professor, Boaventura de Sousa Santos. Durante o congresso, Mato Grosso do Sul terá dois defensores representando o Estado nos painéis e mesas de debates.

Na sexta-feira (15), o Defensor Homero Lupos Medeiros, coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e demais matérias Cíveis Residuais (Nuccon), será responsável por presidir a mesa do PAINEL V: DESAFIOS – “Os caminhos para uma nova Defensoria Pública: incidência política, novas tecnologias e produção de dados e de informação”.

Foto:divulgação


E ainda no dia 15, a Defensora Pública da 9ª Defensoria Pública Cível de 2ª Instância da DPMS, Olga Lemos Cardoso de Marco, será a mediadora da mesa de reunião da Comissão Pop Rua (População de Rua). No total 13 membros da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul irão prestigiar o Congresso, dentre eles o presidente da ADEP-MS Humberto Bernadino Sena.

Foto: divulgação

Sobre CONADEP

O Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos tem por objetivo estimular a pesquisa, reflexão, debate público e a produção intelectual sobre Defensoria Pública como integrante do Sistema de Justiça brasileiro.

Na ocasião são pautados a importância do trabalho da Defensoria Pública para a efetivação do Estado Democrático de Direito, trazendo à discussão das associadas e associados, questões relevantes que interferem na compreensão da atuação da Defensoria Pública.  

A programação cientifica foi desenhada a partir de três eixos: passado, presente e futuro, entre painéis e sessões transdisciplinares trazendo à luz temas relevantes que possam indicar os caminhos para debate. 

Em 2019, o Congresso traz como tema “DEFENSORIA PÚBLICA: MEMÓRIAS, CENÁRIOS E DESAFIOS”. Dentro deste mote, durante o encontro, pretende-se potencializar as discussões que permitam tanto avaliar o papel da Defensoria Pública brasileira ao longo dos anos, quanto discutir perspectivas de futuro, posicionamento e objetivos da instituição no cenário atual.