Defensores Públicos discutem sobre os rumos da Carreira durante XI Congresso Nacional

Fonte

Cerca de 800 defensores públicos brasileiros e estrangeiros, juristas, acadêmicos de Direito e estagiários das Defensorias Públicas participam do XI Congresso Nacional de Defensores Públicos, previsto para o período de 13 a 16 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo.

Durante o Congresso, que tem o tema “Defensoria Pública e seus novos desafios”, a Categoria debate os caminhos da instituição, avanços e a luta rumo à valorização e ampliação de seus serviços.

Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES), o encontro ocorre no Centro de Convenções em Vitória, no Espírito Santo, até o próximo dia 16.

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura do Congresso contou com a presença de autoridades estaduais e nacionais, homenagens e muita emoção na noite da última quarta-feira (13), no Centro de Convenções em Vitória, Espírito Santo.

A ANADEP prestou reconhecimento a todos os defensores públicos que acompanharam os primeiros passos da Instituição ao homenagear a defensora pública constituinte, ex-presidente da ANADEP à  época da promulgação da Carta Magna Brasileira, Suely Pletz Neder, durante a solenidade de abertura do Congresso.

Também recebeu homenagem e arrancou aplausos inflamados da plateia pelo discurso apaixonado, o ex-presidente da Instituição André Castro, homenageado com a medalha Honra ao Mérito por sua excelência no desenvolvimento das atividades e serviços prestados à classe. Servindo-se dos versos de Fernando Pessoa para agradecer pelo reconhecimento, Castro iniciou: “Ao que nada espera, tudo que vem é grato. Vivo um misto de enorme alegria com a certeza de que não sou o único destinatário desta homenagem. A divido com os demais diretores, com os colaboradores e associações locais. Todos os acertos foram deles. Os erros, apenas meus”, emocionou-se.

Painel

A Associação de Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS), indicou o Defensor Público do Estado, Antonio César Bauermeister de Araújo, titular da 38ª Defensoria Pública de Entrância Especial em Campo Grande, com atribuições na defesa da parte acusada de violência doméstica, para representar os Associados e presidir a mesa do painel sobre “Internação Compulsória”, realizado ontem (14).

 

 

Programação

A programação do XI Congresso, para a tarde desta sexta-feira (15) contempla apresentação de painéis sobre os temas: Habeas Corpus, Desenvolvimento das instituições, Paternidade Sócio-afetiva vs. Exame de DNA, Controle de Convencionalidade e Defensoria Pública e MESA DA RENAP COM LANÇAMENTO DE LIVRO.

Para o sábado (26), estão previstas a realização da Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP e o Painel Central “Defensoria Pública e Cidadania” e palestra de encerramento. A programação pode ser visualizada no site: http://www.congressoanadep.org.br/?p=home

ANÚNCIOS