Empossado, novo defensor geral vai focar em ações civis públicas e conciliações


Escrito: Assessoria Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Empossado na noite desta quinta-feira (06) pelo Colégio de Defensores Públicos de Segunda Instância, o novo defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Fabio Rogério Rombi da Silva disse que vai focar em ações civis públicas, conciliações extrajudiciais na saúde e em outras áreas de atuação da Defensoria, que possuem essa premissa.

O mandato, do biênio 2019/2021, começa no dia 12 (próxima quarta-feira). A cerimônia de posse foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e reuniu autoridades do Administrativo, Legislativo e Judiciário. Também prestigiaram a cerimônia defensoras e defensores de todo o Estado e demais servidores da Instituição.

Em seu discurso, o novo defensor público-geral elogiou o trabalho de seu antecessor Luciano Montali, agradeceu o apoio da família e afirmou estar preparado para encarar os próximos dois anos com muito trabalho e responsabilidade.

“Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém. Eu sei onde nós estamos, sei onde merecemos estar e sei como nós chegaremos lá”, disse.

Posse capa

Novo defensor público-geral Fabio Rogério Rombi da Silva

Novo defensor público-geral Fabio Rogério Rombi da Silva

Em seguida, o atual defensor público-geral Luciano Montali fez questão de agradecer o apoio de sua família e de cada servidor que contribuiu durante sua gestão. Ele também destacou algumas ações durante o seu mandato como o novo site da Defensoria, o Sistema de Processos, a Folha de Pagamento, o E-diárias, todos com acesso digital, e também o novo portal da Defensoria, onde os membros da instituição têm acesso a informações internas.

Além disso, o defensor geral também lembrou da implementação do sistema mais ágil de atendimento à população que praticamente extinguiu as filas de espera, a transmissão ao vivo pelo YouTube de eventos da Escola Superior da Defensoria Pública e os investimentos em infraestrutura, como reformas, ampliações de prédios e a construção de novas unidades.

“Saio com o sentimento de dever cumprido e fico tranquilo porque sei que a Instituição está em mãos competentes”, destacou Montali.

Posse Luciano

Defensor público-geral Luciano Montali

Defensor público-geral Luciano Montali

Por fim, o governador Reinaldo Azambuja também fez questão de elogiar o trabalho de Luciano frente a Defensoria e que tem certeza que Fabio está mais do que preparado para o trabalho.

“Quero aqui deixar registrado o meu desejo de continuar e fortalecer ainda mais a parceria do Governo do Estado com a Defensoria Pública MS”, destacou.

Posse reinaldo

Governador do Estado Reinaldo Azambuja

Governador do Estado Reinaldo Azambuja

Além dos defensores públicos e governador, compuseram a mesa da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de MS, o desembargador Paschoal Carmello Leandro, o presidente da Assembleia Legislativa de MS, o deputado estadual Paulo Correa e o procurador-geral de Justiça de MS, Paulo Cezar dos Passos.

Ainda durante a solenidade, discursaram as defensoras públicas de segunda instância, representando o Colégio dos Defensores Júlia Fumiko Hayashi Gonda e Glória de Fátima Fernandes Galbiati, além do presidente da Associação das Defesnoras e Defensores Públicos de MS, o defensor público Humberto Bernardino Sena.

Currículo – Nascido no interior de São Paulo, Fábio Rogério Rombi da Silva é casado e defensor público há 20 anos. Graduado em Direito, Fábio é especialista em Direito Processual Penal e Direito Constitucional.

Iniciou a carreira em Porto Murtinho, seguindo para Corumbá e atualmente atua em Campo Grande. Foi presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicas de Mato Grosso do Sul (2007 a 2009). Também atuou como coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e primeiro subdefensor público-geral do Estado entre os anos de 2016-2017.

Posse geral

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *