DefensoriaSim: Defensoria Pública é a instituição do sistema de justiça mais bem avaliada, aponta estudo da FGV

DefensoriaSim: Defensoria Pública é a instituição do sistema de justiça mais bem avaliada, aponta estudo da FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou, nessa segunda-feira (2/12), no Rio de Janeiro (RJ), o “Estudo Sobre o Judiciário Brasileiro”. Realizada no período de agosto de 2018 a outubro de 2019, a pesquisa ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos comuns. 

 Um dos destaques do estudo são os dados referentes à Defensoria Pública. Das instituições do sistema de justiça, a instituição é conhecida por 45% dos entrevistados. É também apontada como a entidade que inspira mais confiança, de acordo com 59% das pessoas que responderam ao questionário. Por fim, 78% avaliaram a atuação da Defensoria como ótima, boa e regular.  

Para a ANADEP, é extremamente fundamental esse reconhecimento do trabalho da Defensoria Pública em prol do acesso à justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades. “A pesquisa é um excelente indicador para sabermos como a Defensoria é vista por àqueles que utilizam nossos serviços. O estudo traz indicadores que auxiliarão as instituições a investirem em determinadas àreas, bem como promover um planejamento estratégico inovador para a democratização do acesso à justiça e a ampliação da Defensoria Pública em todo o Brasil”, afirma. 

 Por ano, a Defensoria Públiaca realiza cerca de 14 milhões de atendimentos. As principais áreas de atuação são: direito da família; criança e adolescente; acesso à saúde; moradia; direito do consumidor; combate à violência doméstica; e a área criminal. A prestação de serviços à população hipossuficiente ocorre na esfera individual ou coletiva, em todos os ramos do direito, judicial ou extrajudicialmente. 

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.