Com encontros virtuais, Clube de Leitura debate questões relacionadas ao letramento racial

Com encontros virtuais, Clube de Leitura debate questões relacionadas ao letramento racial

Idealizado pelas Defensoras Públicas Camila Maués dos Santos Flausino e Maria Clara Porfírio, o Projeto “Clube de Leitura: Letramento Racial” abre inscrições para formar a primeira turma de debate e reflexões acerca de questões raciais através da leitura temática. Serão sete encontros virtuais que terão como imersão a defesa de direitos humanos de grupos socialmente minoritários.

Interessados terão de 01 a 16 de outubro para manifestar interesse pelo e-mail clubedeleitura.Ir@gmail.com. Uma mensagem automática será enviada com o formulário de inscrição para preenchimento. O processo somente será concluído após o envio do formulário.

Para esta primeira turma, o projeto abre 20 vagas, caso tenha mais pessoas inscritas, entre os excedentes será sorteada uma vaga extra.

O intuito do Clube de Leitura é realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias a partir dos livros selecionados em que a questão racial é o ponto de encontro.

Podem participar membros da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e servidores de ambos os sexos. O projeto acontecerá por meio da plataforma virtual Zoom e terá duração máxima de 60 minutos.

Serão sete encontros que acontecerão a cada dois meses. O primeiro está marcado para o dia 20 de novembro e o tema será o livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento. O próximo está previsto para acontecer no dia 19 de fevereiro de 2021 e traz como reflexão o livro Lugar de Negro, dos escritores Lélia González e Carlos Hasenbalg. O terceiro encontro acontecerá no dia 23 de abril de 2021 e abordará O Quarto do Despejo, de Carolina de Jesus.

A quarta reunião do projeto será no dia 18 de junho de 2021 e trará reflexões sobre o livro Crítica da Razão Negra, de Achille Mbembe. Memórias da Plantação, da escritora Grada Kilomba, é o tema do quinto encontro que está marcado para o dia 20 de agosto de 2021. Já no dia 22 de outubro de 2021 será a vez de falar sobre o livro Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. E encerrando o Clube de Leitura, no dia 17 de dezembro de 2021, o livro para discussão será Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, da escritora Sueli Carneiro.

Cada sessão será realizada sob a mediação de uma defensora pública que se reconheça como negra, visando estimular seu protagonismo, além de considerar a existência do racismo estrutural presente nas instituições que compõem o sistema de justiça.

Cada participante inscrito fica responsável pela aquisição e leitura dos livros para que se possa levar as devidas reflexões e entendimentos nos encontros. Ao final do projeto, todos os participantes receberão um certificado de participação.

Mais informações pelos e-mails mariac@defensoria.ms.def.br / camilam@defensoria.ms.def.br