ADEP-MS entrega mais de 300 Face Shields para instituições de assistência aos idosos da Capital

ADEP-MS entrega mais de 300 Face Shields para instituições de assistência aos idosos da Capital

Nesta sexta-feira (10) a ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), uma das instituições parceiras da campanha Corona Vidas, oficializou a entrega de 307 Face Shields para as unidades de longa permanência de idosos de Campo Grande. Ao todo, 18 instituições de acolhimento receberam o Equipamento de Proteção Individual.

Em ato simbólico e para evitar aglomeração, as entregas foram separadas em dois turnos, sendo uma entrega pela manhã e duas à tarde. As unidades de EPIs foram destinadas para: Angeluz (16), Centro de Convivência Casa do Senhor (17), Casamor Lar para Idosos e Acamados (21), Hotel Feliz Idade (14), Casa do Idoso Nossa Senhora Aparecida (12), Divinitá Hospedagem para Idosas (7), Aconchego da Vovó (20), Centro Especializado para Idosos (23), Pousada Vovô Emílio (20), Idade Feliz Residência Geriátrica (20), Golden Age Pousada e Creche Geriátrica (14), Divino Branco Hotel e Residência para Idosos (30), Pousada de Idosos Vovó Izaura (8), Associação dos Amigos da Casa Abraão (20), Pousada de Idosos Vó Lóla (17), Santa Ana Hospedagem Permanente para Idosos (19), casa de Repouso para Idosos São Miguel (14) e Casa de Repouso para Idosos Vida Nova (15).

Para a Defensora Pública e Presidente da ADEP-MS, Dra. Linda Maria Silva Costa, essa parceria visa possibilitar com que as Face Shields cheguem até as instituições e pessoas que precisam utilizar o equipamento, como os profissionais que trabalham na frente particular com os idosos. “Os Defensores Públicos juntamente com a sociedade civil se organizaram para apoiar essas casas de cuidado de pessoas idosas. Encampamos esse projeto pela sua própria finalidade de ajudar a população, principalmente nesse momento de pandemia, em que muitos setores não pararam ou não conseguiram virtualizar o serviço. Cabe a nós como profissionais e seres humanos pensar no bem do nosso próximo, apoiando e auxiliando em ações como esta que visa proteger a vida”, afirma.

As professoras da Unigran Débora Teixeira e Edmeia Pacheco, instituição que também é parceira na campanha Corona Vidas, estiveram presente no ato. “Esse material que está sendo hoje distribuído é um equipamento muito bem pensado e projetado que até então não se tinha uma prévia de uso na área da assistência social. Mas a partir do momento em que todos se viram numa situação vulnerável, foi preciso buscar um equilíbrio entre o cuidador e quem está sendo cuidado. Esperamos que seja de boa utilidade para todos os profissionais das casas de assistência aos idosos e que vocês possam estar mais seguros desse vírus enquanto trabalham”, ressaltou Débora.

“Receber algo nesse nível, sendo pensado no profissional que atua com o idoso, acredito ser a primeira vez, muitos tem aqui anos de atuação e nunca receberam nada até hoje, então só temos a agradecer essa doação que com certeza é de grande valia para nós. Esse realmente é o momento da sociedade se unir porque as dificuldades são grandes e para nós são maiores ainda, temos o excesso de zelo e cuidado, mas mesmo assim pedimos a proteção de Deus todos os dias porque não sabemos por onde esse vírus pode estar, então agradecemos o que estão fazendo, vai ser muito útil para as entidades”, ressaltou Caroline Greguer Fernandes de Morais, proprietária da Casamor Lar para idosos e Acamados.

Corona Vidas

O Corona Vidas é formado por voluntários que trabalham em rede para conectar pessoas com o objetivo de salvar vidas. O projeto nasceu em Feira de Santana, na Bahia, e conta com a participação e colaboração de professores, pesquisadores, sociedade civil, entusiastas da tecnologia, empresas de injeção de plástico e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O principal objetivo do grupo instalado na cidade sul-mato-grossense é a produção industrial de protetores faciais (face shields) utilizando a injeção de plástico. Hoje, os protetores faciais são considerados equipamentos de proteção individual muito importantes, particularmente para os profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid-19.

A ADEP-MS e a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul são parceiras junto com outras diversas instituições e empresas que decidiram colaborar com a Campanha. Já foram doadas 40 mil face shields a profissionais da área da saúde e de outros setores, buscando contribuir com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.